
Os veteranos do The Offspring estão no Brasil!
A banda veio para cá com a turnê do mais recente álbum “Supercharged”, e marcou shows em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Esse seria o resumo tradicional de qualquer matéria sobre a vinda de uma banda ou um artista ao Brasil. Não fosse por um fato importante: os caras do The Offspring amam o Brasil.
Bem, então você pode questionar e dizer: “muitos artistas amam os fãs brasileiros, porque somos um público apaixonado por música”. Pois é. Mas quantos deles fizeram uma música em homenagem ao país “verde e amarelo”?
O disco mais novo da banda, “Supercharged”, lançado em outubro do ano passado, conta com 10 faixas, e, dentre elas, a música “Come to Brazil”.
Na letra, uma declaração como pouco se ouviu: “todos os nossos fãs, bem, eles são ótimos. Mas os do Brasil, eles são realmente os melhores”. A faixa segue fazendo incontáveis referências à cultura brasileira, das mais óbvias, como as caipirinhas e as praias às mais inusitadas: como os dois beijos nas bochechas que algumas cidades brasileiras têm por hábito.
Segundo o vocalista Dexter Holland e o guitarrista Kevin “Noodles”, a ideia de homenagear o Brasil surgiu durante a passagem da banda pelo Rock in Rio 2022.
Quando a banda retornou ao país para o Lollapalooza Brasil 2024, em entrevista exclusiva para a MIX, os dois confirmaram que a música “Come to Brazil” era uma das faixas mais pesadas do disco, e que eles retornariam com uma turnê do álbum.
Missão cumprida.
Na noite deste sábado (08), o The Offspring se apresentou no estádio Allianz Parque, em São Paulo. Na verdade, o show aconteceu no formato de um festival, e que contou com as apresentações de Sublime, Rise Against, The Damned, The Warning e Amyl And The Sniffers.
O público que foi ao show era essencialmente formado por pessoas com mais de 30 anos, ou seja, gente que viu a banda estourar nas paradas musicais entre meados dos anos 90 e início dos anos 2000.
Não tem como assistir a um show do Offspring sem sentir que você está viajando no tempo. Logo nos primeiros acordes de “Pretty Fly (For a White Guy), parece que voltamos à adolescência e estamos sentados frente à TV, cantando junto: “Give it to me, baby – uh-huh, uh-huh)”.
Mas, a história não começou aí!
O The Offspring iniciou sua trajetória em 1984. Porém, a banda só começou a ganhar notoriedade 10 anos depois, com o lançamento do disco “Smash”, álbum que trouxe singles como: “Gotta Get Away”, “Self Esteem” e o primeiro grande sucesso da banda, “Come Out And Play”, cujo clipe foi gravado em uma garagem, com o orçamento de apenas 5 mil dólares. Aliás, todas essas músicas fizeram parte do setlist da banda na passagem pelo Brasil.
O The Offspring rapidamente se tornou uma banda que migrou do “underground” para o “mainstream”, principalmente quando eles lançam o disco “Americana”, no final de 1998.
A partir daí, todo mundo sabia cantar músicas como: “The Kids Aren’t Alright”, “Why Don’t You Get a Job?” e o sucesso avassalador já citado, “Pretty Fly (For a White Guy”).
Junto com as faixas vieram clipes criativos e engraçados. Aliás, nessa época, a banda foi acusada até de “trair o movimento punk”, já que eles estavam no topo das paradas musicais, fazendo músicas que alcançavam todo o tipo de público, e receberam a nomenclatura de “pop punk” – um punk mais acessível.
Visivelmente emocionados (mais uma vez), pela calorosa recepção do público brasileiro, a banda ainda tocou: “Want You Bad” e “Original Prankster” do disco “Conspiracy of One”, lançado no ano 2000, e o sucesso “Hit That” e “(Can’t Get My) Head Around You”, do álbum “Splinter”, (2003). Até cover de “Blitzkrieg Bop” dos Ramones rolou durante o show.
Em alguns momentos, Dexter e Noodles faziam piadas entre si e falavam sobre o quão estavam felizes por estarem ali. Noodles chegou a dizer que o público brasileiro era o melhor, não somente da banda, mas de toda a história do rock n’roll.
Em meio ao êxtase do show, rodas de bate-cabeça se formavam na pista, e copos de cerveja voavam por sobre as cabeças das pessoas. Tudo isso com direito a diversos efeitos pirotécnicos: fogos de artifício ao redor do estádio, labaredas, e explosões de papeis picados.
Depois de um set recheado de hits, e uma surpresa, a faixa “Gone Away”, o The Offspring se despediu do público de São Paulo, feliz e satisfeito.
“Nós sentimos o amor de vocês”, declarou Noodles antes de deixar o palco.
“Come to Brazil”, sempre, Offspring! Vocês serão muito bem-vindos!