
Hoje, 9 de outubro de 2025, John Lennon completaria 85 anos. Membro fundador dos Beatles, ele era conhecido como o “Beatle esperto” entre as alcunhas dadas pelos jornalistas e fãs.
Nascido em Liverpool, em 1940, Lennon começou sua carreira musical aos 16 anos com o grupo The Quarrymen. Lennon teve uma infância solitária e vivia numa área devastada pelo pós-guerra, porém ainda sim conseguiu fazer do seu sofrimento uma arte.
Sua solidão, no entanto, não durou muito tempo, Lennon iria conhecer seu amigo e parceiro musical, o baixista e vocalista virtuoso, Paul MacCartney , em 1957. E com a dissolução dos Quarrymen, eles iriam formar os Beatles ao lado do guitarrista George Harrison e do baterista Ringo Starr.
John e Paul eram os principais compositores da banda, e foram o primeiro grupo a “inventarem” os shows de estádio, com o famoso concerto no Shea Stadium.
Dada o tamanho da “Beatlemania“: frenesi que fazia fãs o perseguirem onde quer que fossem, desmaiavam nos shows e berravam tão alto que eles mal conseguiam tocar, eles decidiram focar suas composições somente em estúdio.
Assim começava um novo momento, com o álbum “Revolver”(1966), com músicas como “Eleanor Rigby”, “Tomorrow Never Knows” e “I’m Only Sleeping” traziam além dos instrumentos clássicos, gravações invertidas, vozes distorcidas e efeitos psicodélicos.
Após a separação dos Beatles, em 1970, Lennon seguiu carreira solo (como todos os outros Beatles também fizeram) e lançou álbuns como “John Lennon/Plastic Ono Band” e “Imagine“, ao lado da esposa Yoko Ono.
Além da música, John também era escritor e artista plástico, publicando livros como “In His Own Write“ e “A Spaniard in the Works”.
Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi morto em frente ao seu apartamento em Nova York, aos 40 anos, ato violento que chocou o mundo. E mesmo indo embora de forma precoce, o Beatle é celebrado até hoje pela sua arte.
Há um lugar onde o mundo inteiro vai para lembrá-lo: o Strawberry Fields Memorial, no Central Park, em Nova York.
Criado em 1985, o memorial fica bem em frente ao edifício Dakota, onde Lennon morava. O espaço foi idealizado por Yoko Ono, e inaugurado no dia em que ele completaria 45 anos. No centro do mosaico preto e branco está uma só palavra que resume o espírito de Lennon: “Imagine.”
A música dos quatro Beatles influenciou artistas do mundo todo, Liam Gallagher, da famosa banda de Britpop, Oasis, disse em uma entrevista para a NME que a influência de Lennon vai muito além dos seus óculos arredondados, que era uma das marcas registrada do Beatle:
“John Lennon significa tudo pra mim. Eu não diria que ele é um compositor melhor que o McCartney — diria que os dois são diferentes, mas geniais. Só que eu gosto mais das coisas do Lennon porque elas são um pouco mais bonitas… e um pouco mais malucas.”
Falando de óculos, outro músico influenciado não só esteticamente por John, é o vocalista da banda pioneira de Heavy Metal, Black Sabbath, o “príncipe das trevas”, Ozzy Osbourne, durante uma campanha para caridade, afirmou:
“‘She Loves You’ teve um grande impacto em mim. Lembro exatamente que estava andando pela Witton Road, em Aston, tinha um rádio transistorizado e quando aquela música tocou, sabia o que queria fazer na minha vida.”
Ozzy fez uma versão da famosa música de Lennon “In My Life”, ao lado do guitarrista da banda de Hard Rock Guns n’ Roses, Slash em 2013, veja o vídeo:





