
Os ícones do rock progressivo Rush anunciaram oficialmente sua volta aos palcos em 2026. A nova formação reúne os membros originais Geddy Lee (baixo, vocais) e Alex Lifeson (guitarra), com a estreia da baterista Anika Nilles, que assume o posto deixado pelo lendário Neil Peart, morto em 2020.
A turnê, intitulada “Fifty Something Tour”, celebra mais de cinco décadas de carreira. O primeiro show acontece no Kia Forum, em Los Angeles, dia 7 de junho de 2026; a turnê inclui, até o momento, também México, Texas, Illinois, Nova York, Ontário e Ohio.
Os shows seguirão o formato “An Evening With Rush”, apresentando dois sets completos com repertório que atravessa toda a discografia da banda. A venda geral de ingressos começa em 17 de outubro, com pré-vendas antecipadas no site oficial do grupo.
Geddy Lee fala sobre o retorno:
Em comunicado, Geddy Lee comentou sobre a decisão de voltar aos palcos:
“Faz mais de dez anos desde que Alex e eu tocamos o repertório do Rush com nosso amigo Neil. Sentimos falta disso — e achamos que é hora de celebrar mais de 50 anos de música. Neil é insubstituível, mas a vida nos apresentou outra artista incrível: Anika Nilles. Estamos empolgados em apresentá-la aos fãs e prestar tributo à nossa história e ao legado de Neil.”
Lee também revelou que o grupo estuda incluir outros músicos convidados para expandir o som ao vivo e “liberar Alex e eu para mostrar nossos novos passos de dança”.
Família de Neil Peart apoia a reunião:
Carrie Nuttall-Peart (viúva) e Olivia Peart (filha de Neil) apoiaram publicamente o retorno:
“Neil foi um músico único, suas composições e letras transformaram o modo como os fãs se conectavam com a banda. Estamos animadas para ver esse novo capítulo do Rush e ouvir essas músicas lendárias ganharem vida novamente.”
Quem é Anika Nilles:
A nova baterista, Anika Nilles, é uma musicista alemã de 42 anos, reconhecida por ser uma virtuosa no jazz, fusion e prog. Ficou conhecida na década de 2010 por seus vídeos no YouTube e já foi eleita uma das melhores bateristas do mundo por revistas como Modern Drummer e DRUM!. Além de tocar, Nilles é professora de bateria e colaboradora da plataforma Drumeo.
O legado do Rush:
Formado em Toronto, Canadá, em 1968, o Rush é considerado uma das bandas mais influentes do rock progressivo. Com mais de 40 milhões de discos vendidos, o trio construiu uma carreira marcada por composições difíceis de tocar, Álbuns como 2112 (1976), Moving Pictures (1981) e Permanent Waves (1980) fizeram o grupo se tornar um dos maiores pilares do prog rock moderno.
A banda se apresentou só com os dois membros remanescentes uma última vez em 2022, para tocar uma música, a clássica “Closer to the Heart“, na comemoração de 25 anos da série South Park no Red Rocks Amphitheatre, no Colorado, EUA.
Mais recentemente, teve também sua música em destaque no filme “Garra de Ferro” (2023), que conta uma história real sobre lutadores de luta-livre, na qual a música que entram no ringue é a clássica “Tom Sawyer”.
A nova turnê marca a primeira atividade ao vivo do Rush desde 2015, e dá mais uma chance para quem não conseguiu, ter a oportunidade de ouvir seus clássicos ao vivo.





