Agora é oficial: Robert Downey Jr. está de volta ao Universo Cinematográfico da Marvel! Após uma série de especulações sobre seu retorno, o ator confirmou a notícia durante a Comic Con de San Diego, uma das maiores convenções de cultura pop, que aconteceu nos Estados Unidos no último final de semana.
No entanto, ao contrário do que muitos estavam esperando, Robert Downey Jr., que interpretou o saudoso Homem de Ferro nas telonas por mais de 10 anos, não vai voltar como o super-herói. Pois é! Agora, o ator deve interpretar ninguém mais ninguém menos que o Doutor Destino, alter ego de Victor von Doom, um dos maiores vilões dos quadrinhos da Marvel.
Assim, o intérprete já está confirmado no elenco dos próximos dois filmes dos Vingadores, o “Vingadores: Doomsday”, com estreia prevista para maio de 2026, e “Vingadores: Guerras Secretas”, que deve chegar às telonas um ano depois, em maio de 2027.
Confira o momento do anúncio oficial:
E as novidades não param por aí não! Além dele, quem também está de volta são os irmãos Anthony e Joe Russo, responsáveis pela direção dos últimos dois filmes dos Vingadores, “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e “Vingadores: Ultimato” (2019). Também durante o painel da SDCC deste ano, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, anunciou o retorno deles como diretores dos próximos dois longas.
Vale ressaltar que, com isso, Robert Downey Jr. substitui Kang, interpretado por Jonathan Majors, que estava escalado para ser o próximo grande vilão do UCM. Isso porque o ator, que teve seu personagem introduzido na primeira temporada da série “Loki”, lançada em 2021, foi condenado por violência doméstica e, consequentemente, demitido.
ENREDO
É importante comentar também que, até o momento, não há nada certo sobre o enredo dos próximos filmes dos Vingadores e como Robert Downey Jr. deve ser introduzido na narrativa. Apesar disso, especulações dizem que o ator pode retornar como uma variante de Tony Stark, diferente da já conhecida. Assim, nesse outro universo, o Homem de Ferro se tornaria, na verdade, o Doutor Destino.
Por mais que não tenha nada confirmado, essa possibilidade realmente existe, considerando a escolha do ator e o conceito do Multiverso que a Marvel vem trabalhando ao longo dos anos.
Inclusive, a volta de Hugh Jackman como Wolverine, em “Deadpool e Wolverine”, recém-estreado nas telonas, aconteceu dessa forma, com uma variante do X-men, já que, na realidade que conhecemos, ele morreu em “Logan” (2017).
No entanto, Victor von Doom é, na verdade, um dos vilões do Quarteto Fantástico. Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, o personagem é um cientista que conhece Reed Richards e acaba criando uma rivalidade com o líder do Quarteto Fantástico. Assim, pode ser que o novo personagem de Downey Jr. seja introduzido já em “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos”, programado para julho de 2025.
De acordo com o site oficial da Marvel, Victor von Doom passou a usar a armadura e a máscara de ferro, assumindo a identidade do vilão, após um experimento de dispositivo que deu errado, explodindo em seu rosto e deixando cicatrizes. Quando retorna para Latvéria, onde nasceu, ele passa a governar o lugar e se torna um ditador, desenvolvendo a nação cientificamente pela robótica, armamento e viagem no tempo.
Lembrando que o último filme de Robert Downey Jr. na Marvel foi “Vingadores: Ultimato”, de 2019. O longa, inclusive, foi como uma despedida do personagem Homem de Ferro e o início de uma nova fase no universo dos super-heróis.
Já neste ano, o ator também se destacou como vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu trabalho no filme “Oppenheimer”, lançado em 2023. É, o Robert Downey Jr. tá com tudo mesmo! Mais alguém ansioso para ver como o herói tão querido vai se tornar o novo vilão da Marvel Studios?