Veio muito aí! O cantor Ed Sheeran divulgou um novo álbum nesta sexta-feira (29) e já está dando o que falar. É isso mesmo! O disco da vez se chama “Autumn Variations” e, além de ser o sétimo projeto de estúdio do artista, também representa uma nova aposta do britânico no meio musical.
Isso porque, em “Autumn Variations”, o ruivo optou por deixar o pop um pouco de lado, investindo em uma sonoridade folk. O resultado, portanto, mostra algo parecido com os discos “Folklore” e “Evermore”, da cantora Taylor Swift, que, inclusive, é uma das amigas próximas do cantor.
Assim, Ed Sheeran também entrou em contato com o produtor desses álbuns, Aaron Dressner, guitarrista da banda The National, que aceitou trabalhar com o britânico em “Autumn Variations”. O disco conta com 14 faixas no total, sendo cada uma delas dedicada a um amigo de Ed, mas, justamente por ser um projeto mais íntimo, não contou com divulgação de singles e clipes como de costume.
No outono passado, descobri que meus amigos e eu estávamos passando por muitas mudanças em nossas vidas. Depois do calor do verão, tudo ou se acalmou, desmoronou, chegou ao auge ou implodiu. Quando passei por um momento difícil no início do ano passado, escrever músicas me ajudou a entender meus sentimentos e a aceitar o que estava acontecendo, e quando aprendi sobre as diferentes situações dos meus amigos, escrevi músicas, algumas da perspectiva deles, algumas dos meus, para registrar como eles e eu víamos o mundo naquela época. Houve momentos de pico com paixão e novas amizades, entre outros de desgosto, depressão, solidão e confusão”, disse o cantor sobre o novo álbum.
“Meu pai e meu irmão me contaram sobre um compositor chamado Elgar, que compôs ‘Variações Enigma’, onde cada uma das 14 composições foram feitas sobre um amigo diferente. Foi isso que me inspirou a fazer este álbum. Quando gravei “Subtract” com Aaron Dessner, nos demos bem imediatamente. Escrevemos e gravamos sem parar e esse álbum nasceu dessa parceria. Eu sinto que ele capturou a sensação do outono de forma tão maravilhosa em sua sonoridade e, espero, que todos gostem tanto quanto eu”, acrescentou ele.
Escute o novo álbum:
Vale ressaltar também que “Autumn Variations” já é o segundo disco do Ed Sheeran neste ano, chegando depois do “–” (Subtract), que foi lançado em maio. Esse último, por sua vez, conta com 18 músicas na versão Deluxe, incluindo os singles “Eyes Closed” e “Boat”, e também já está disponível nas plataformas digitais.
Lembrando que o disco também encerra a série de lançamentos do Ed Sheeran com o título de símbolos matemáticos. Antes dele, o artista já divulgou outros quatro álbuns do mesmo tema, sendo o “+” (Plus) de 2011, o “x” (Multiply) de 2014, o “÷” (Divide) de 2017 e o “=” (Equals), de 2021.
Relembre o disco: