Na manhã desta terça-feira (23), no Espaço Itaú de Cinema da Augusta, em São Paulo, aconteceu a coletiva de imprensa de lançamento do disco triplo de Nando Reis, o mais novo projeto gigantesco e ambicioso do músico.
Após um generoso café da manhã servido aos convidados, os jornalistas assistiram a um documentário contando um pouco sobre a trajetória de Nando Reis, e o processo de criação do disco – que inicialmente não seria sequer um álbum inteiro – , tampouco três! Esse é o primeiro grande projeto solo do Nando Reis, após uma longa turnê comemorativa com o Titãs.
O primeiro disco se chama “Uma”, o segundo foi batizado de “Estrela”, e o terceiro álbum vai se chamar “Misteriosa”. Portanto, cada disco, depois de lançado, vai formar a frase: “Uma Estrela Misteriosa”. Esse primeiro álbum já tem algumas faixas disponíveis nas plataformas digitais, e, aos poucos, outras músicas vão ser desbloqueadas. O single que abre o trabalho é a faixa “Azul Febril”, que já toca na programação da MIX.
Além do streaming, os três álbuns também serão lançados em um box, no formato disco de vinil. Esse box vai contar com mais um disco surpresa chamado “Revelará o Segredo”.
O disco é produzido por Barrett Martin (Screaming Trees) com coprodução de Felipe Cambraia, produção executiva de Diogo Damascena e mixado por Jack Endino.
O projeto ainda tem a participação de nomes como Peter Buck (R.E.M), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Krist Novoselic (Nirvana), Mike McCready e Matt Cameron (Pearl Jam).
Além do álbum triplo, Nando Reis também anunciou uma turnê pelo Brasil, cantando seus hits, e, é claro, as músicas novas. Além disso, os shows terão várias iniciativas voltadas para a sustentabilidade e para a inclusão.
Durante a coletiva, o músico revelou que sua grande paixão é escrever:
Compor é o que mais me realiza. Sou um trabalhador. Faço centena de shows por ano. Mas, compor é um trabalho. Trabalho bem com prazos, sugestões…Sou compulsivo, obcecado. Eu sento para escrever e fico dias. Horas. Eu gosto desse desafio. Me mantém vivo. Eu sou ambicioso mas também sou inseguro”.
Nando – fã declarado de vinis – , disse que não tem problema com o streaming, ou moralismo do tipo “na minha época era melhor” e confessou que “joga o jogo”. O artista ainda declarou canta para sobreviver, já que nunca se considerou cantor primoroso.
Queria ficar em casa ouvindo os discos do Milton, do Gil. Eu canto porque só eu posso cantar as coisas que escrevi”.
Ouça:
Confira a agenda de shows da turnê de Nando Reis: