
Desde os anos 60, a franquia de filmes do agente secreto James Bond se tornou conhecida não apenas pelas cenas de ação, mas também por suas músicas-tema que definiam cada filme; na sua primeira encarnação, em 1962, o filme estrelando Sean Connery, “007 contra o Satânico Dr. No” trouxe a clássica trilha encomendada ao compositor Monty Norman, e arranjada por John Barry.
Nos anos 80 e 90, a franquia se abriu mais ao universo pop, deixando de lado aquela pegada mais clássica de Norman e Barry e investindo em nomes como a banda de post-punk Duran Duran em A View to a Kill (1985), que se tornou a única música-tema de 007 a atingir o topo da Billboard Hot 100, ou em 1995, quando cantora de soul music Tina Turner cantou o tema de “007 contra GoldenEye“, composta por Bono e The Edge, do U2, ou até mesmo em 2002, quando foi a vez de Madonna assinar Die Another Day, para citar apenas algumas.
Ser convidado a dar sua versão para a trilha de filmes do espião mais famoso do mundo é quase como uma medalha de honra na carreira dos mais diversos músicos, e com a cantora britânica Adele não seria diferente.
Até 2012, ano de lançamento de Skyfall, ela tinha lançado apenas dois álbuns, mas que já eram mundialmente conhecidos, o 19 (2008) e o 21 (2011), ambos premiados com Grammy; e, para um filme extremamente inglês, protagonizado por um agente secreto que trabalha pra MI6 (agência de inteligência britânica), não seria um salto distante escolher Adele, para estrelar sua canção tema.
Mas o salto foi certeiro.
Ao ser escolhida para interpretar o tema de Skyfall, a cantora de apenas 24 anos teve uma investida diferente, ela optou por resgatar a tradição dos temas clássicos de 007: uma orquestra grandiosa com um clima sombrio, além de uma interpretação vocal que remetia ao estilo de Shirley Bassey (cantora do tema do filme de 1964, “007 contra Goldfinger“).
Essa volta de Adele às raízes do tema da franquia e com ela no auge de sua carreira não passou batido, a música não só conquistou fãs e críticos como também rendeu a Adele o Oscar de Melhor Canção Original, além de um Grammy e um Globo de Ouro, tornando-se uma das trilhas mais premiadas da franquia.
Relembre o tema:





