Segundo a agência de notícia Reuters, a gravadora Universal Music e o Tik Tok não entraram em um acordo sobre as músicas disponibilizadas no aplicativo. Sendo assim, todo o catálogo de artistas que são gerenciados pela Universal, deverão ser retirados do app.
Foi a gravadora quem buscou o aplicativo para novas negociações sobre uma remuneração justa dos artistas. Na carta escrita, acusa o Tik Tok de pagar uma taxa parcial de lucro, além de incentivar a criação de conteúdos por IA (inteligência artificial), o que leva à redução de royalties para artistas humanos.
Outro ponto, é que a plataforma dificulta a solução de problemas a direitos autoriais e propagação de conteúdos impróprios e deep fakes.
Em resposta às acusações, o Tik Tok disse que as declarações são falsas. “Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos” disse a plataforma.
O Tik Tok representa apenas 1% de toda a receita da UMG (Universal Music Group) e segundo a empresa, esse dado só demonstra o quão pouco o aplicativo recompensa artistas.
Quais artistas deixarão a plataforma?
A Universal quer retirar todos os artistas que estão sobre o seu contrato, ou seja, as músicas desses ficariam indisponíveis. Alguns nomes são: Taylor Swift, Rihanna, Amy Winehouse, Billie Eilish, Adele, Harry Styles, Bob Dylan e The Weeknd, Anitta, Jão, Duda Beat e Ivete Sangalo.