Devido à pandemia da COVID-19, o Festival de Cinema de Cannes teve que interromper os planos de realizar uma edição física para 2020. E por conta disso, pensou em algo que pudesse fazer pelos filmes que seriam selecionados para o festival, uma vez que Cannes não realizará uma versão virtual da cerimônia.
Em entrevista à revista britânica Screen Daily, o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, disse que “nunca poderia ter imaginado” o cancelamento do festival. E completou: “Nessas circunstâncias, é difícil imaginar uma edição física do Cannes 2020, então teremos que fazer algo diferente… Todos entendem que é impossível este ano“.
A ideia da organização do evento é patrocinar exibições, em outros festivais e cinemas, dos filmes que seriam selecionados para Cannes.
O diretor ainda revelou na entrevista, que no começo de junho será divulgada uma lista com os filmes que seriam exibidos no festival de 2020. E que haverá a “Cannes hors les murs”, algo como “Cannes fora dos muros”, que irá redistribuir parte das produções para outros eventos cinematográficos marcados para o segundo semestre deste ano, como o: Festival Internacional de Toronto, Festival de Cinema de Nova York, Festival de Veneza, Festival Lumière em Lyons e mais.
A 73º edição do Festival de Cinema de Cannes estava programada originalmente para acontecer de 12 a 23 de maio de 2020.